Os membros da Comissão ouviram os integrados em suas regiões e trouxeram como resposta a decisão de não-alojamento de aves e suínos da empresa Doux-Frangosul. A Comissão ainda avaliou o novo cronograma de pagamentos, cuja data é 29 de dezembro. No entanto, todos optaram em, primeiramente, aguardar os pagamentos.
O presidente da Fetag, Elton Weber, e o presidente da ACSURS, Valdecir Folador, logo após a reunião, foram entregar um documento ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em que solicitam a intermediação do governo federal nesta questão e a prorrogação por mais 12 meses na implementação da IN 59, que trata da adequação dos aviários a questões ambientais. Weber disse que o ministro, ao receber o documento, se comprometeu a também tratar deste assunto que é de extrema importância para todo o segmento.
Para a próxima semana, a Fetag e ACSURS vão buscar uma audiência com o governador Tarso Genro e secretários para solicitar, a exemplo do governo federal, o apoio na busca de uma solução definitiva para o problema que se arrasta por mais de três anos.