Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Integrados do frigorífico Diplomata no Rio Grande do Sul devem alojar para Agrodanieli

Migração ainda depende da entrega de todos os lotes ainda alojados para a unidade de Xaxim (SC)Os 121 produtores integrados gaúchos da empresa de aves Diplomata, com sede em Cascavel (PR), poderão alojar os frangos para o frigorífico Agrodanieli, de Tapejara (RS), a partir de 26 de novembro, informou nesta segunda, dia 19, o presidente da Associação de Avicultores de Erval Grande, Amauri Fantichelle. A migração para a nova integradora, no entanto, depende do interesse do criador e da entrega de todos os lotes ainda alojados para a unidade de Xaxim (SC), da empresa paranaense. A expectativ

A Diplomata, que está em recuperação judicial desde o início de agosto, oficializou que encerrará os abates em Santa Catarina após o recolhimento das aves que estão alojadas. Segundo a nota oficial que comunica o encerramento das operações, a empresa ainda teria 10 milhões de aves alojadas com seus integrados. A Diplomata tem ainda um frigorífico em operação, em Capanema (PR).

Segundo Fantichelle, a migração dos criadores para o Agrodanieli foi possível graças a uma decisão judicial para o rompimento dos contratos, já que a Diplomata não aceitou o desligamento dos integrados. Mesmo quem segue com aves alojadas, cerca de 15 avicultores em todo o Estado, enfrenta a falta de ração, que alcança até sete dias.

— Hoje pela manhã falei com a empresa para que ao menos mandem ração para os animais alojados, para que eles parem de se bicar. Nada está oficializado ainda — disse Fantichelle.

Ele afirmou que os criadores seguem com dificuldades de receber pagamentos pelos lotes já entregues, e estimou que produtores tenham entre dois e quatro lotes ainda por receber, com atrasos que chegam a seis meses.

— O produtor se descapitalizou. O próximo passo agora é dar um encaminhamento para as dívidas — comentou.

Fantichelle disse que, desde o início da crise da Diplomata, a associação buscou alternativas para que os criadores seguissem na atividade, além de tentar o cancelamento de contrato com a Diplomata. No sistema integrado de criação de frango, a empresa integradora é responsável pelo fornecimento das aves, ração e assistência técnica ao criador, além realizar o abate e comercialização. O produtor integrado entra basicamente com as instalações e mão de obra.

Sair da versão mobile