Japão e Hong Kong embargam produtos de aves australianos

Medida foi adotada após um surto de gripe aviáriaO Japão suspendeu temporariamente as importações de produtos de aves da Austrália, enquanto Hong Kong embargou as ofertas apenas do estado de Victoria, informou nesta quarta, dia 1º, o Departamento de Agricultura da Austrália.

A medida foi adotada após um surto de gripe aviária em uma granja de patos criados soltos em Melbourne, no noroeste do país, onde algumas aves – em duas localidades distintas da fazenda – tiveram resultado positivo no teste para uma cepa de baixa patogenia da doença, acrescentou o órgão em um comunicado.

A cepa detectada não é a altamente patogênica H5N1, que ganhou atenção mundial depois de afetar aves e seres humanos, explicou o governo australiano. O Departamento de Indústrias Primárias de Victoria colocou em quarentena a granja comercial de patos no fim da semana passada, depois que os testes deram resultado positivo.

– A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença contagiosa que afeta as aves. A transmissão do vírus influenza de aves para humanos é um evento raro – , afirmou o chefe da divisão veterinária do órgão, que assegurou que a comunidade não corre risco com este incidente.

O departamento federal, que descreveu as ações tomadas pelo Japão e por Hong Kong como precaução, comunicou que está trabalhando com agências estaduais e federais, assim como parceiros industriais e comerciais, para fornecer informação e controlar o foco da doença. O comércio de produtos de aves da Austrália com o Japão totalizou 134.198 dólares australianos no ano fiscal encerrado em 30 de junho do ano passado.

Agência Estado