A medida foi adotada após um surto de gripe aviária em uma granja de patos criados soltos em Melbourne, no noroeste do país, onde algumas aves – em duas localidades distintas da fazenda – tiveram resultado positivo no teste para uma cepa de baixa patogenia da doença, acrescentou o órgão em um comunicado.
A cepa detectada não é a altamente patogênica H5N1, que ganhou atenção mundial depois de afetar aves e seres humanos, explicou o governo australiano. O Departamento de Indústrias Primárias de Victoria colocou em quarentena a granja comercial de patos no fim da semana passada, depois que os testes deram resultado positivo.
– A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença contagiosa que afeta as aves. A transmissão do vírus influenza de aves para humanos é um evento raro – , afirmou o chefe da divisão veterinária do órgão, que assegurou que a comunidade não corre risco com este incidente.
O departamento federal, que descreveu as ações tomadas pelo Japão e por Hong Kong como precaução, comunicou que está trabalhando com agências estaduais e federais, assim como parceiros industriais e comerciais, para fornecer informação e controlar o foco da doença. O comércio de produtos de aves da Austrália com o Japão totalizou 134.198 dólares australianos no ano fiscal encerrado em 30 de junho do ano passado.