Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

JBS encerra operação na unidade de Presidente Epitácio

Fechamento da unidade havia sido suspenso no fim de junho na tentativa de reverter a demissão de 795 empregados 

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A JBS informou nesta segunda, dia 18, ter encerrado as atividades do frigorífico de Presidente Epitácio (SP). O fechamento da unidade havia sido suspenso no fim de junho a pedido do governo de São Paulo, que negociava uma saída para reverter a demissão de 795 empregados da unidade. A JBS alega que a decisão do governo e fechamento da unidade havia sido suspenso no fim de junho stadual, de alterar em abril as regras tributárias, “inviabilizou a manutenção das atividades no local”.

Em nota nesta segunda, a companhia diz que “realizou todos os esforços possíveis para manter o funcionamento da planta, adiando o fechamento por um mês, enquanto aguardava a definição de um posicionamento do governo do Estado de São Paulo sobre as novas regras tributárias, mas não obteve retorno até o momento”. A decisão já foi comunicada ao sindicato representativo da região e ao Ministério Público do Trabalho.

A Secretaria de Agricultura, também em nota, afirma que são “permanentes” as conversas entre governo e representantes do setor frigorífico paulista sobre diversas questões, entre elas a questão tributária. “Vale ressaltar que, atualmente, o setor já conta com um regime especial de tributação, de forma a viabilizar tais atividades, buscando diminuir os efeitos da prejudicial guerra fiscal que existe, movida por alguns Estados da Federação”. Ainda conforme a nota, “as questões tributárias não são os únicos requisitos para viabilizar a operação, especialmente no que diz respeito à unidade de Presidente Epitácio”. 

De acordo com a JBS, 795 colaboradores trabalhavam em atividades de desossa na unidade de Presidente Epitácio. Será oferecida a eles a possibilidade de transferência para outras unidades. “Para aqueles que não puderem ou não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento, de acordo com aquilo que prescreve a legislação, bem como todos os acordos e regras vigentes.”

Sair da versão mobile