JBS vê oferta equilibrada à demanda em 2014 e preços firmes da carne

Copa e eleições devem fomentar consumo de carne, acredita empresaO diretor executivo comercial da empresa de alimentos JBS, André Skirmunt, acredita que 2014 vai ser marcado por uma oferta de carne bovina equilibrada à demanda pela proteína. O movimento pode dar firmeza aos valores da carne no ano.

Com relação ao custo da matéria-prima, o boi gordo, o executivo afirmou que, apesar do período de safra ainda não estar intenso, o movimento de baixa dos preços dos animais prontos para o abate já começou.

– Não vemos, para 2014, dificuldades na aquisição de matéria-prima tanto pelo lado da oferta quanto de preços. Não faltará produto no mercado – declarou.

Ele ponderou que qualquer questão econômica deve influenciar o comportamento de preços da carne e do boi gordo.

Estados Unidos

Questionado sobre como está o processo da abertura do mercado norte-americano para a carne in natura brasileira, Skirmunt disse que ainda há aspectos técnicos a serem discutidos entre os dois países.

– As conversas estão adiantadas, mas nunca se sabe quanto tempo vão durar as discussões técnicas – declarou, dizendo que ainda neste ano a liberação deve ocorrer.

– No fim, os questionamentos de detalhes e rigorosidades das autoridades norte-americanas são bons para elevar o nível de qualidade das regras brasileiras – completou.

Copa e eleições

Skirmunt espera que 2014 seja positivo para o consumo de carnes em geral.

– O segmento de carnes – bovino, frango e suíno – vai continuar com alto patamar de consumo neste ano. E a Copa do Mundo e as eleições vão fomentar o consumo das proteínas, porque os eventos tendem a estimular a realização de festas, churrascos – declarou o diretor.

O executivo disse que o setor aguarda a continuidade de exportações fortes, o que acaba regulando o estoque nacional.

– Com a demanda forte externa, temos um nível de oferta interna equilibrada, o que sustenta os preços – afirmou.

Skirmunt explicou que os investimentos da companhia para aproveitar as oportunidades da Copa do Mundo foram feitos desde 2012.

– Na verdade, o grande desafio da empresa foi criar uma marca para o nosso item commodity, a carne, para ter uma marca estabelecida na mente do consumidor. Então, nosso grande investimento esteve num estágio anterior. Dessa maneira, é mais fácil aproveitar oportunidades como essa da Copa – disse, ressaltando que a campanha “Friboi” gerou uma performance em vendas acima das expectativas.

O executivo comentou que o Natal e Ano Novo de 2013 foram uma experiência boa de vendas para a JBS.

– Com as datas caindo em quartas-feiras, acabamos vendo a diminuição da comercialização de itens sazonais e o aumento das vendas de carne para o churrasco – comemorou.

Agência Estado