Com relação ao custo da matéria-prima, o boi gordo, o executivo afirmou que, apesar do período de safra ainda não estar intenso, o movimento de baixa dos preços dos animais prontos para o abate já começou.
– Não vemos, para 2014, dificuldades na aquisição de matéria-prima tanto pelo lado da oferta quanto de preços. Não faltará produto no mercado – declarou.
Ele ponderou que qualquer questão econômica deve influenciar o comportamento de preços da carne e do boi gordo.
Estados Unidos
Questionado sobre como está o processo da abertura do mercado norte-americano para a carne in natura brasileira, Skirmunt disse que ainda há aspectos técnicos a serem discutidos entre os dois países.
– As conversas estão adiantadas, mas nunca se sabe quanto tempo vão durar as discussões técnicas – declarou, dizendo que ainda neste ano a liberação deve ocorrer.
– No fim, os questionamentos de detalhes e rigorosidades das autoridades norte-americanas são bons para elevar o nível de qualidade das regras brasileiras – completou.
Copa e eleições
Skirmunt espera que 2014 seja positivo para o consumo de carnes em geral.
– O segmento de carnes – bovino, frango e suíno – vai continuar com alto patamar de consumo neste ano. E a Copa do Mundo e as eleições vão fomentar o consumo das proteínas, porque os eventos tendem a estimular a realização de festas, churrascos – declarou o diretor.
O executivo disse que o setor aguarda a continuidade de exportações fortes, o que acaba regulando o estoque nacional.
– Com a demanda forte externa, temos um nível de oferta interna equilibrada, o que sustenta os preços – afirmou.
Skirmunt explicou que os investimentos da companhia para aproveitar as oportunidades da Copa do Mundo foram feitos desde 2012.
– Na verdade, o grande desafio da empresa foi criar uma marca para o nosso item commodity, a carne, para ter uma marca estabelecida na mente do consumidor. Então, nosso grande investimento esteve num estágio anterior. Dessa maneira, é mais fácil aproveitar oportunidades como essa da Copa – disse, ressaltando que a campanha “Friboi” gerou uma performance em vendas acima das expectativas.
O executivo comentou que o Natal e Ano Novo de 2013 foram uma experiência boa de vendas para a JBS.
– Com as datas caindo em quartas-feiras, acabamos vendo a diminuição da comercialização de itens sazonais e o aumento das vendas de carne para o churrasco – comemorou.