– A meta da divisão de carnes é crescer 50% em supergelados e 30% em carnes in natura e embaladas com marca – disse o presidente do segmento, Renato Costa.
Cerca de 80% do faturamento do Grupo veio do setor de alimentos, desde carnes bovinas, suínas, aves e ovinos, lácteos e derivados. Os números foram apresentados em entrevista com a imprensa para repercutir o desempenho do grupo ao longo do exercício de 2011.
O ano de 2011, segundo o presidente da empresa, Wesley Batista, não foi marcado por aquisições e sim pela consolidação das marcas da empresa, tanto no mercado de carnes com a marca Friboi e nos lácteos com a Vigor, Danúbio, Leco, Faixa Azul e Serrabela. Só para estas cinco marcas de lácteos, nos últimos 18 meses, o Grupo investiu R$ 33 milhões.
A JBS possui 134 unidades de produção vende para 110 países. No setor de carnes são 34 unidades produtivas e cinco confinamentos que recebem até 350 cabeças de gado por ano. São 500 a 600 mil abates por mês. Mesmo assim a empresa não escapou de fechar uma unidade em Presidente Epitácio. E com a falta de definição da redução de ICMS, que ficou para o ano que vem, o presidente da Divisão de Carnes, disse que o Grupo vai continuar discutindo e tentando reduzir o imposto. Mas descartou nos fechamentos em 2012.
No segmento de lácteos, a Vigor planeja um novo reposicionamento estratégico, cujo desafio é faturar R$ 5 bilhões ao ano até 2015.
– A hora de crescer é agora, com o aumento do poder de compra do consumidor – resumiu o presidente da Vigor, Gilberto Xandó.
Já a JBS Couros deve encerrar 2011 com faturamento 20% superior sob 2010.
– Temos capacidade de transformar 35 mil toneladas de pele in natura/mês em 4,5 milhões de metros quadrados de couros semi e acabado – informou o presidente da divisão, Roberto Motta.
Novos negócios
Na divisão de novos negócios, que envolve atividades em reciclagem, trading, transportadora, biodiesel, entre outros, a expectativa da empresa é crescer 12% em faturamento em 2011 ante 2010.
– Para 2012, queremos chegar a um porcentual de 20%, com todas as sinergias geradas com a integração com o Bertin – disse o presidente da divisão, Nelson Dalcanale.
A JBS planeja abrir nove unidades ambientais no ano que vem. Dalcanale, afirma que o foco é dar um “destino legal” a todos os resíduos produzidos pela JBS.
– Fazemos a gestão de resíduos sólidos, transformando e reaproveitando os materiais – explicou.
Já as atividades da transportadora, que está dentro da divisão de novos negócios, respondem por 70% do transporte de bois pela companhia e 84% das locomoções dos contêineres.
– Antes nossos caminhões carregavam 44 bois e hoje aumentamos para 71. Temos uma frota de 1,2 mil veículos e o negócio complementa o foco principal da companhia que é processamento de carne – explicou Dalcanale.
Enquanto isso, a JBS Trading de Óleos e Gorduras deve movimentar 200 mil toneladas de sebo em 2011.
– Comercializamos 30% do sebo produzido no Brasil – destacou o executivo.