Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Jurados da Expoinel mineira participam de seminário para aprimorar avaliações

Membros efetivos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu estão em treinamentoNo Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, os primeiros animais chegam para abrir a temporada das grandes exposições com a Expoinel Mineira. Os julgamentos começam na segunda, dia 14, mas esta semana mais de 200 jurados efetivos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estão participando do terceiro seminário de revisão dos critérios de seleção das raças zebuínas de corte.

O primeiro foi em 1996 e o segundo em 2006, mas pela primeira vez o seminário acontece com testes práticos, usando o espaço da Estância Zebu.

O julgamento nas exposições e as avaliações dos programas de melhoramento genético contribuem na busca pela eficiência da pecuária nacional. Por isso é importante revisar os critérios de seleção e qualificar os técnicos que atuam na área. João Marcos Borges entrou para o colégio de jurados da ABCZ em 2005. Está participando da segunda revisão.

? Tem gente de todo país aqui, é uma troca de idéias. Cada um traz do seu Estado o que tem procurado em termos de melhoramento do rebanho e isso é importante para a gente como jurado ? comenta.

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Antonio Nascimento Rosa, deixa claro que o que acontece no campo e nas pistas de julgamento tem o mesmo objetivo e se complementam para atender as necessidades de melhoramento genético.

? Esse objetivo de seleção depende muito do sistema de criação, depende muito do estágio evolutivo de cada raça. Não existe objetivo que seja comum em todas as raças, cada raça pode ter um objetivo determinado ? explica.

Nos testes práticos, os jurados têm dois minutos para avaliar cada lote de animais, em duas etapas.  Os resultados de cada uma devem revelar que o jurado usa critérios bem definidos para que na repetição da análise a opinião não tenha divergência.

? Evitar é impossível, mas a gente quer tentar corrigir para que de um julgamento para o outro, o jurado não flutue tanto nos seus resultados ? diz o coordenador do colégio de jurados da ABCZ, Mario Marcio Souza da Costa Moura.

Para o superintendente de melhoramento genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari, a consolidação dos programas de melhoramento genético nos últimos anos traz novas informações que vão sendo incorporadas aos critérios de julgamento em pista.

? Alguns conceitos também foram atualizados, como, por exemplo, a avaliação morfológica do animal. Hoje em dia, também preocupa a qualidade de carcaça, então conforme for evoluindo no meio científico e no próprio mercado, nós vamos analisando e incluindo nos critérios de julgamento em pista ? afirma.

Sair da versão mobile