Em um vídeo exibido na manhã desta terça-feira, durante o lançamento da 3ª Semana Nacional de Carne Suína (SNCS), realizado em São Paulo, a ministra da Agricultura, Katia Abreu, disse que o grande passo para o setor é certificar estados livres da peste suína clássica.
No vídeo, Katia Abreu ressaltou a importância do evento, que classificou como um período de “esclarecimento, informação e disseminação de conhecimento”.
– Nós demos um passo importante este ano que foi certificar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina como estados livres da peste suína clássica e estamos trabalhando para que, em maio do ano que vem, nós consigamos certificar outros 14 estados na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) – afirmou a ministra.
Kátia Abreu já havia anunciado este mesmo objetivo durante a abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), em julho, também em São Paulo.
Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a ministra foi convidada a participar da semana, mas não pôde comparecer por causa destes “temores que estão acontecendo”, referindo-se à atual crise política do país.