Lançado em SP laboratório para verificar a sanidade de organismos aquáticos

Unidade deverá detectar a presença de agentes patogênicosO Instituto Biológico e o Instituto de Pesca ? órgãos mantidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ? inauguraram no último dia 3 o Laboratório Interinstitucional de Sanidade em Aquicultura (LISA).

Sediado no Instituto Biológico, na zona sul da capital paulista, o Laboratório foi idealizado para atender às demandas da produção de organismos aquáticos, como peixes, moluscos e crustáceos, no país.

O Laboratório de Sanidade em Aquicultura terá o objetivo de detectar a presença de agentes patogênicos, por meio de métodos recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Para isso, serão implementados protocolos de microbiologia, histopatologia, hibridização in situ e microscopia eletrônica de transmissão, entre outros. Também serão habilitados técnicos da Secretaria de Agricultura em tais técnicas.

Por meio do treinamento e da implantação dessas técnicas, o Laboratório deverá suprir uma lacuna na detecção de doenças de organismos aquáticos, especialmente as de notificação compulsória, que atualmente são percebidas no Estado de São Paulo, segundo a Apta.

O Laboratório também terá a missão de divulgar informações técnico-científicas para programas de sanidade de organismos aquáticos e de sustentabilidade de cadeias produtivas da pesca, aquicultura e sistemas agrícolas.
Mais informações: www.pesca.sp.gov.br