1. Estados temem surpresas com o Plano de Defesa Agropecuária
O Plano Nacional de Defesa Agropecuária será lançado, em Brasília, no dia 06 de Maio. Na mesma data, além da solenidade, terá um seminário técnico para discutir ponto a ponto do plano, desde a plataforma de gestão agropecuária até o plano de fronteira com barreiras sanitárias. Os secretários de Agricultura dos estados devem participar do evento. Leia aqui.
2. Recuperação de pastagem evita desmatar novas áreas
Pesquisadores da Embrapa apontam que com a recuperação das pastagens, o rebanho brasileiro pode duplicar sem necessidade de desmatar novas áreas. A medida ainda favorece o próprio pecuarista, que não vai precisar abrir novas áreas para continuar na atividade. Leia aqui.
3. Brasil e China devem assinar acordo para venda de carne bovina
O Brasil deve assinar com a China no próximo mês protocolo sanitário para a retomada das exportações de carne bovina ao país, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). O primeiro-ministro Li Keqiang desembarca no Brasil no dia 19 de maio. O protocolo sanitário será assinado após mudanças feitas pelo Ministério da Agricultura. Leia aqui.
4. SP e MS dão exemplos de melhoramento genético
Em abril, o Jornal da Pecuária apresentou uma série de três reportagens sobre o Road in Farm, o evento da Central Leilões que percorre fazendas destaque em melhoramento genético. Veja por quais trabalhos o projeto passou nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Leia aqui.
5. Mato Grosso do Sul é destaque na criação de cavalos Crioulos
O Centro-Oeste brasileiro tem se destacado no cenário do cavalo Crioulo em todo o Brasil. Em 2014, conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a região teve um crescimento de 12,3% no plantel, chegando a 6,67 mil animais. Leia aqui.