Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Laudo da morte de bovinos em MS deve sair em dez dias

Para produtor que perdeu parte do rebanho, alternativa é buscar parcerias para recuperar um pouco do prejuízoDeve sair nos próximos dez dias o resultado dos exames que comprovam a causa da morte de bovinos em Mato Grosso do Sul. Porém, especialistas acreditam que os animais não resistiram mesmo à forte queda de temperatura. Para o produtor que perdeu parte do rebanho, a alternativa é buscar parcerias para recuperar um pouco do prejuízo.

Técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul coletaram amostras nas fazendas onde o gado morreu. Testes devem atestar a causa da morte de quase três mil animais. Mesmo antes dos resultados, a diretora presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária (Iagro), Maria Cristina Carrijo, afirma que o frio intenso é a única explicação.

? A queda de temperatura foi muito brusca, e não há indícios de outras causas ? diz Maria.

O veterinário Valdemir Alves Oliveira, doutor em grandes animais, concorda. Ele explica que os sintomas são de pneumonia e avalia que dois fatores foram determinantes para a morte dos bovinos: a região ser muito descampada e a qualidade das pastagens. O frio e a chuva debilitaram ainda mais os animais, principalmente os mais fracos.

? Bezerros desmamados e os animais mais magros não têm gordura suficiente para proteger ? analisa Oliveira.

Ainda segundo o especialista, a infecção pela bactéria pasteurela, também apontada entre possíveis causas da morte dos bovinos, é só uma conseqüência da fragilidade causada pela pneumonia. Ele descarta qualquer possibilidade de outro tipo de contaminação.

O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Décio Queiroz, afirma que a tragédia pegou os produtores de surpresa.

? Foi um problema climático, não tinha o que fazer. Eu vi animal morto até em matas fechadas ? avalia Queiroz.

Ele considera também que não adianta procurar causas e culpados. Agora, o próximo passo é tentar recuperar o prejuízo que pode chegar a R$ 3 milhões. Representantes da Famasul vão tentar parceria com a Secretaria de Produção para buscar recursos subsidiados junto aos bancos para os produtores afetados.

Sair da versão mobile