O coordenador-geral de Oleaginosas e Fibras do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, informa que haverá um ajuste na oferta do produto no próximo leilão, programado para 22 de setembro. Pereira avalia que o instrumento utilizado para apoiar a comercialização do sisal ? Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) ? tem sido bem sucedido, pois garante o preço mínimo ao produtor com custo menor para o governo federal. Até março deste ano, o Ministério da Agricultura apoiou a comercialização da fibra por meio das Aquisições do Governo Federal (AGF).
Desde o início da realização dos leilões, em fevereiro, o governo já apoiou a comercialização de 32 mil toneladas de sisal ? 20 mil toneladas da safra 2009/2010 e 12 mil toneladas da atual safra 2010/2011. O pagamento do prêmio totaliza R$ 12 milhões.
O PEP é o prêmio concedido ao arrematante (agroindústria ou cooperativa) que adquire e transporta o milho para regiões com necessidade de abastecimento, determinadas em edital. O produto deve ser adquirido diretamente do produtor rural ou sua cooperativa.