O plantel mais representativo é o da raça nelore, que colocou em pista e em leilões quase mil animais. O número que reflete, em escala seletiva, a dimensão dos 25 milhões de cabeças do rebanho comercial do Estado, que também tem o maior volume de gado confinado do país, sendo mais de 90% de bovinos de sangue nelore ou anelorado.
Na grade de 15 leilões elite da 64ª ExpoGoiânia, sete remates eram da raça. O leilão de fechamento do turno do zebuíno foi o Ouro do Nelore, dos criadores Clenon de Barros Loyola, Alcyr Mendonça Jr. e Divino Barbosa Cintra. O grupo promoveu a 10ª edição do evento, que ofertou entre lotes dos realizadores e dos convidados: 38 prenhezes, bezerras, novilhas e um touro. Todos com pedigree para concursos de conformação. O lote mais valorizado foi a prenhez da campeã Elegance I da Unimar, adquirida por Clenon B. Loyola por R$ 72,8 mil. O remate faturou R$ 1,2 milhão.
O próximo leilão a ser transmitido pelo Canal Rural na ExpoGoiânia é do selecionador de gir leiteiro Fábio André. O remate tradicional do Gir Fan é no próximo sábado.