Uma característica importante dos leilões de angus e cruza angus em 2012 é a grande liquidez. Em praticamente todos os leilões chancelados pela entidade foi registrada pista limpa.
– Os animais angus têm elevada procura devido às indiscutíveis características da raça e também por conta do crescente padrão de qualidade genética, resultado do incansável trabalho dos selecionadores. O resultado dos leilões da primavera comprova esse interesse – aponta Paulo de Castro Marques, presidente da Associação Brasileira de Angus.
O dirigente confirma que as vendas de animais mantiveram-se em níveis bastante elevados no segundo semestre de 2012, repetindo os números muito expressivos do ano anterior.
– A demanda está firme e sabemos da necessidade de intensificar a oferta de genética de qualidade para atender os pecuaristas de todo o país e, assim, contribuir para o aumento da produção de carne de qualidade – ressalta o presidente.
O ponto alto da atividade comercial e do fomento de negócios da raça ocorreu durante a 35ª Expointer, em Esteio (RS), onde aconteceram três remates chancelados. Somente nestes leilões, foram arrecadados R$ 1,85 milhão, o que representou 15% do volume de venda de animais da Expointer 2012, confirmando o aquecimento da valorização dos animais durante todo o ano.
– Tradicionalmente, os leilões angus realizados na Expointer servem como um importante parâmetro para a referência dos preços médios da primavera e, em geral, são reproduzidos nos demais remates, especialmente os chancelados. Esse cenário se repetiu em 2012 – destaca Marques.