Leite de cabra ganha aplicação em tratamentos de dermatológicos

Sabonete está sendo usado contra a calvícieEmbora não exista ainda nenhum estudo científico que comprove os benefícios do leite de cabra no tratamento da calvície, cresce o número de consumidores que buscam o produto para prevenir e combater a queda de cabelo. Alguns afirmam que o uso contínuo do sabonete de leite de cabra estimula o nascimento de novos fios. Em Maravilha, município do sertão alagoano, um grupo de artesãs está aproveitando a fama do produto para fazer novos negócios.

Há algumas décadas o leite de cabra passou a ser reconhecido pelas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, que vão desde o combate à desnutrição até a prevenção de doenças. No quesito beleza, o poder hidratante do leite de cabra ganhou fama entre as mulheres ainda na antiguidade, quando utilizado pela vaidosa Rainha Cleópatra em seus banhos de imersão.

Atualmente, um dos derivados que tem conquistado espaço no mercado é o sabonete a base de leite de cabra. Rico em proteínas, aminoácidos e Vitaminas A, D e E, além de sais minerais, passou a ser usado para fortalecer e recuperar a saúde dos cabelos e auxiliar no combate a um problema que preocupa até os homens menos vaidosos ? a calvície.

Natucapri

A Associação de Produção Artesanal de Cosméticos de Maravilha produz sabonetes aromatizados nas fragrâncias camomila, erva-doce, canela, maracujá e aveia e mel, além de buchas para banho, fabricadas com esponjas vegetais, entre outros produtos.

De acordo com Luciana Calheiros, consultora do Sebrae/AL, está sendo criado um banco de dados junto aos consumidores que apresentaram melhora na calvície com o uso do sabonete para que no futuro possa ser feito algum projeto de pesquisa, em parceria com universidades, para comprovar cientificamente as propriedades deste produto.

? Ainda não temos nada comprovado, mas acreditamos que a junção do leite de cabra, da aveia e do mel tenha um forte potencial protéico que permita esse resultado positivo no tratamento de calvície. Precisamos de apoio para que sejam realizadas pesquisas que confirmem essa possibilidade. Confirmado isso, podemos ampliar a divulgação, aumentar a nossa produção e a comercialização e quem sabe abrirmos no futuro uma fábrica de sabonetes em pleno sertão ? afirma Luciana.