As sinalizações dos Conseleites – conselhos formados por produtores e indústrias – para o pagamento do leite entregue em junho apontaram aumento de preços em todos os estados, em linha com o movimento de valorização média dos derivados lácteos e preço no mercado spot, destacou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em nota.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A maior elevação no indicador foi no Paraná, com alta de 7,1% no preço de referência projetado para o leite entregue em junho a ser pago em julho.
Quanto aos derivados, destacou o relatório do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa, maio foi marcado por forte elevação nas cotações devido às enchentes no Rio Grande do Sul, menor importação, entressafra e demanda firme, segurando os preços.
“Já em junho a situação se inverteu, com demanda um pouco mais fraca e importações voltando a subir. No mercado consumidor, os repasses seguem ocorrendo, com varejistas buscando melhores margens.” O leite UHT subiu 3,7% ante junho de 2023 e a mussarela, 6,3%.