Eterno campeão de audiência por aqui, o leite ficou com a liderança e o segundo posto na relação de matérias mais lidas em Pecuária nesta semana. A primeira delas fala de um projeto que ajudou um pequeno produtor a triplicar seus litros diários. Se você se interessou pelo assunto, dê uma passada na categoria Empreendedor do nosso site. Ali tem várias ideias para quem pretende começar uma atividade, aprimorar seu negócio e fazer dinheiro dentro do agro. A segunda reportagem mais lida da semana fala sobre os concursos leiteiros. Agora, a premiação irá privilegiar a qualidade, já que, apesar dos preços baixíssimos pagos ao produtor, quantidade nunca foi problema para o pecuarista brasileiro.
Confira abaixo estas e as outras três matérias mais lidas na semana.
Programa ajuda a triplicar produção de leite
O casal de produtores Flávio Franklin e Elizabete de Souza administra uma propriedade de 6 hectares no núcleo rural Barra Alta (região administrativa de Planaltina). Donos de algumas cabeças de gado, eles aderiram ao programa Brasília Leite Sustentável (BLS) no final de 2012. Naquela época, Flávio conseguia tirar aproximadamente 35 litros de leite por dia. Hoje, a produção já chega a 100 litros, e a meta é chegar a 300 em dois anos.
Torneios de leite: sai quantidade, entra qualidade
Concursos de produção de leite no Brasil vão começar a valorizar a qualidade do produto em lugar da quantidade. Um grupo de trabalho da cadeia leiteira está sendo criado para discutir a regulamentação dos torneios e mudar a forma de premiação, levando em conta o teor de sólidos do leite e não mais o quanto rende a ordenha de cada vaca.
Ministério promove treinamento de manejo pré-abate e abate em Dourados (MS)
A Comissão de Bem Estar Animal (CTBEA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove treinamento em manejo pré-abate e abate com foco em aves e suínos, além de abate sem prévia insensibilização de bovinos.
Produção de mel terá queda de 70% em 2015 por problemas climáticos
Em 2015, o Brasil deve ter queda de 70% na produção de mel devido a problemas climáticos nas principais regiões produtoras. O país produz, em média, 45 mil toneladas de mel por ano. Do montante, 25 mil toneladas, ou 70% da produção, são exportadas, principalmente para Europa e Estados Unidos. Mas o excesso de chuva no Sul e a seca no Nordeste prejudicaram a polinização das plantas e reduziram a atividade das abelhas. O setor estima que a crise afete o primeiro semestre de 2016.
ABCCC oficializa a prova Doma de Ouro
O reconhecimento do trabalho realizado pelos domadores levou a Comissão de Provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) a oficializar a prova de Doma de 21 dias de potros. A Doma de Ouro como será chamada, levará o nome de Vilson Chalart de Souza, o mesmo dado ao prêmio de Domador do Ano no Freio de Ouro. A nova prova terá apenas um ranking de domadores, mas elegerá o Domador de Ouro do ciclo.