NO PARANÁ

Agroleite 2024: discussão sobre competitividade e inovações marca abertura

Começou nesta terça-feira (6) o Agroleite, uma das feiras mais importantes da América Latina para a pecuária leiteira. No primeiro dia de programação, entidades do setor discutiram estratégias para desenvolver e aumentar a competitividade do setor.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Desde as primeiras horas da manhã, a movimentação era intensa pelos corredores do Castrolanda Expo Center, sede do Agroleite. Além de produtores rurais, jovens, estudantes e crianças também fazem parte do público interessado na feira. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais e estaduais. O governador do Paraná, Ratinho Junior, prestigiou o evento e fez importantes anúncios.

Discussões e inovações

Uma das principais agendas técnicas do evento, promovida pela Faep, reuniu produtores de leite de diversas regiões do Paraná. O encontro da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite apresentou as tendências do mercado, medidas de defesa comercial e um plano estratégico para desenvolver a competitividade do setor.

“O que a gente tem que entender é o que precisa ser feito pra gente conseguir concorrer. Não é só através de barreiras que a gente vai melhorar nossa competitividade. Temos que entender as oportunidades dentro e fora da porteira para melhorar a eficiência do nosso produtor e da cadeia produtiva do leite como um todo”, destacou Roger van der Vinne, vice-presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Faep.

O encontro aconteceu na Casa da Faep, inaugurada nesta terça-feira. O local servirá de apoio para reuniões, treinamentos e suporte aos produtores rurais da região dos Campos Gerais. Ernani Gilberto Lindemann, produtor de leite de Teixeira Soares, destacou a importância desses momentos de debate para fortalecer o setor. “Boa parte da solução vem ou vai partir do produtor. Ele precisa buscar aprimorar a qualidade na produção de leite, que é o diferencial que permitirá competir em outros mercados”, afirmou Lindemann.

Programação e expectativas

A programação do Agroleite seguiu com as ordenhas do Torneio Leiteiro, julgamento da raça Holandesa e danças típicas. A organização do evento espera receber mais de 120 mil pessoas até o final da feira.

O Agroleite 2024 promete ser um marco importante para a pecuária leiteira, trazendo discussões relevantes e apresentando inovações que contribuirão para o desenvolvimento e competitividade do setor.