A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na terça-feira, dia 13, projeto de lei que regulamenta a produção e a comercialização do queijo artesanal serrano, da região dos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul. Para Jaime Ries, zootecnista e assistente técnico estadual da Emater-RS, o reconhecimento oficial da existência do queijo artesanal serrano, fabricado com leite cru, dá segurança para o produtor investir na fabricação.
“Com essa garantia, projetamos para 2017 a formalização de 50 microqueijarias, a serem legalizadas junto ao Serviço de Inspeção dos 16 municípios gaúchos que compõem a região delimitada dos Campos de Cima da Serra para queijo artesanal serrano”, ressalta Ries.
Ele lembra que o queijo colonial, outra variedade, atualmente é produzido em 104 queijarias legalizadas em todo o estado. De acordo com a Emater-RS, a partir da regulamentação do queijo artesanal serrano a produção será fortalecida, conferindo maior valor agregado ao produto e garantindo a formalidade de sua fabricação.