O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou, na manhã desta quarta, dia 6, áudios de uma conversa entre Clóvis Marcelo Roesler, responsável pelo Laticínio Roesler Ltda. e secretário do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), preso nesta terça, dia 5, na 11ª fase da Operação Leite Compen$ado e na 4ª fase da Operação Queijo compen$ado, e uma outra pessoa ainda não identificada. As gravações indicam a intenção de afastar o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, da função, com o objetivo de interromper as investigações de fraudes na produção de leite gaúcha.
Nesta terça, seis pessoas envolvidas em crimes de adulteração de leite e queijos foram presas no estado. Dois laticínios foram interditados, durante as fases das operações.
Acompanhe alguns trechos:
Clóvis Marcelo Roesler: … O Polo é um baita de um sem-vergonha, né. Ele está tentando nos manipular.
Não identificado: Ele falou que o Polo é um baita de um incompetente. Eu atesto e concordo em grau, gênero e número.
Clóvis Marcelo Roesler: Ele é incompetente e direcionado pelo interesse dos outros.
Clóvis Marcelo Roesler: O Polo ele é um cara, ele não é muito forte, ele é meio fraco em algumas coisas. Então, ele é direcionado pelos orientadores dele. Os orientadores dele são pessoal de campanha. Então, foca Farsul, o próprio pessoal das empresas que fornecem, que pagam, que dão dinheiro pra ele de campanha.
Não identificado: … E a gente faz um documento depois. E faz na Comissão de Agricultura que os deputados se comprometem e vão pra cima do governo. Se a gente não conseguir direto com o Polo, vai vir da Casa civil pra, pra coisa… Seguinte Marcelo, mesmo assim se não conseguir, nós vamos ter que fazer um movimento e derrubar o Polo. E não adianta nada.
Clóvis Marcelo Roesler: Sim, sim, sim. Eu também acho.
O Canal Rural entrou em contato com a defesa de Clóvis Roesler e o advogado afirmou que está analisando os áudios e que ainda não vai se manifestar sobre o assunto. Nossa produção também procurou a assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), que não se manifestou até o momento. Segundo a entidade, uma nota oficial deve ser divulgada nesta quinta, dia 7..