A queda na oferta de leite em Santa Catarina elevou o preço do litro do produto padrão em 2,6% em março em relação a fevereiro, para R$ 1,0419, segundo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado de Santa Catarina (Conseleite). No mês passado, este valor era de R$ 1,0154.
Segundo o conselho, a produção foi afetada negativamente no mês porque muitas vacas foram vendidas para abate, devido aos bons preços da carne bovina no mercado interno. De outro lado, o alto custo das rações e outros insumos levou o criador a diminuir a qualidade e a quantidade da nutrição animal. O Conseleite destaca ainda que o aumento das exportações de leite em pó, especialmente para Venezuela, também enxugou a oferta.
“Teremos, doravante, um período de alta nos preços do leite em decorrência de uma oferta menor de matéria-prima”, prevê o dirigente, lembrando que as margens do produtor foram comprometidas ao longo de 2015 devido aos baixos preços praticados.
“Com certeza os preços praticados pelas indústrias na aquisição da matéria-prima leite dos produtores rurais subirão, mas, os custos acompanharão essa escalada”, afirmou, em nota, o vice-presidente do Conseleite, Adelar Maximiliano Zimmer.