Leite

Expointer: vencedores de concurso são 'batizados' com banho de leite

Campeãs das categorias vaca adulta e vaca jovem produziram 76,59 e 65,88 quilos de leite, respectivamente, em 24 horas

Banho de Leite na Expointer
Foto: JM Alvarenga/Divulgação

Os produtores rurais Diogo Ferraboli e Itamar Tang têm muito o que comemorar nesta 41ª edição da Expointer, realizada em Esteio (RS). Suas vacas da raça holandesa conseguiram atingir o feito de maior produtoras de leite entre as 15 fêmeas concorrentes. O concurso foi promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e contou com o tradicional banho de leite.

Ferraboli, dono da fêmea vencedora da categoria vaca adulta, conta que começou na atividade há 20 anos. “Trabalhamos dia e noite para conseguir esse resultado”, diz. O animal de cinco anos conseguiu produzir 76,59 quilos de leite durante as 24 horas de supervisão das ordenhas da competição. No total, foram cinco ordenhas realizadas.

Na categoria vaca jovem, a ganhadora produziu 65,88 quilos de leite. O proprietário do animal, que é de Farroupilha (RS), revela que o segredo para o animal produzir mais é, principalmente, devido ao investimento em genética, sanidade, dieta equilibrada e orientação técnica. “Além disso, é preciso ter amor pelo que se faz”, completa Itamar Tang.

Concurso

O torneio leiteiro levou em conta as duas vacas com maior produção de leite em 24 horas, sendo descartadas as duas ordenhas com maior desempenho. O resultado final foi definido pela média das restantes.

“Essas dados são em quilos e não em litros porque já houve casos de decidirmos um torneio leiteiro por duas ou três gramas de leite”, explica Tang.

Os vencedores foram “batizados” com o famoso banho de leite na pista de julgamento da Expointer, no parque Assis Brasil.