A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) aguarda um posicionamento do governo, após solicitar à ministra da Agricultura Tereza Cristina, a suspensão de lácteos de países do Mercosul. Apesar do apelo da entidade, o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, acredita que o governo não terá como atender ao pleito.
“O Tratado de Assunção não permite que o governo brasileiro suspenda o comércio de itens com o Mercosul sem um motivo grave. Se o Brasil adotar essa postura, pode sofrer sanções na OMC [Organização Mundial do Comércio]”, destaca o comentarista.
Por outro lado, Rosa diz que existem alternativas para amenizar a entrada do produto estrangeiro. “No passado, houve um acordo com o setor privado para limitação das importações. Há outras formas de atuar nessa questão sem interferir as regras do mercado, mas é preciso competência. A ministra da Agricultura já se mostrou disposta a resolver o assunto, mas não tem o apoio do governo. Falta vontade política para suspender as importações de lácteos”, afirma Benedito Rosa.
Ainda de acordo com ele, as indústrias devem reduzir as compras de fora do Brasil, a fim de evitar uma dinâmica onde, segundo ele, as empresas ditam as regras de negociação com os produtores de leite.