Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CENÁRIO

Governo vai editar medida tributária para socorrer cadeia produtiva do leite

O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, informou que as importações de leite saltaram de cerca de 5 toneladas para 14 toneladas

leite - produção leiteira
Foto: Pixabay

O governo federal informa que vai editar uma medida tributária para socorrer a cadeia produtiva do leite.

A medida será discutida em reunião entre as equipes técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na tarde desta segunda-feira (2).

Segundo o governo, o objetivo é aumentar a competitividade da cadeia produtiva do leite brasileira, que vem enfrentando dificuldades devido ao aumento das importações.

Em junho de 2022, o governo editou dois decretos que permitiram o aumento da importação de leite e derivados. Os decretos foram revogados em agosto do mesmo ano, mas as importações continuaram elevadas.

De acordo com o governo, para tentar conter o aumento das importações, a fiscalização de possíveis práticas ilegais, como a triangulação, que consiste em trazer ao Brasil produtos de fora do Mercosul, foi fortalecida.

Além disso, o Mapa também apresentou uma proposta de subvenção econômica aos produtores de leite.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou o comprometimento do governo com o setor. “O governo nunca foi displicente. Nossas equipes trabalharam intensamente durante todo o fim de semana em busca da solução para que possamos dar uma resposta efetiva para este setor tão importante da nossa economia”, disse.

O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, informou que as importações de leite saltaram de cerca de 5 toneladas para 14 toneladas a partir de agosto do ano passado. No entanto, desde junho, o Brasil já vem registrando quedas expressivas nas importações, em torno de 25%.

Fávaro ponderou que a relação comercial com o Mercosul é muito positiva para o Brasil, mas que todas as ações estão sendo observadas pelo governo, dentro das regras, para que os produtores de leite não sejam mais prejudicados.

Sair da versão mobile