O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pernambuco (LFDA/PE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou análises que auxiliaram a Polícia Federal na Operação Lácteos, após o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) ter encontrado indícios de desvios de verbas públicas.
No esquema, foi possível evidenciar que empresários de Pernambuco e uma empresa sediada em Recife teriam desviado verbas do governo federal, que deveriam ser destinadas à aquisição de leite fornecido por produtores rurais inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
As análises realizadas pelo LFDA/PE detectaram que algumas amostras estavam fora dos parâmetros de qualidade estabelecidos, com quantidade de microrganismos acima do limite máximo.
Em adição, análises físico-químicas verificaram que as amostras de leite pasteurizado apresentaram adulteração: elevado teor de caseínomacropeptídeo (indicativo de adição de soro de leite ao leite para diluir o leite cru), além de baixo teor de proteína e de gordura (em decorrência da diluição). Tal alteração acaba por reduzir consideravelmente o valor nutricional do leite, o que afeta diretamente as pessoas que consumiram esse alimento.
As análises realizadas pelo LFDA/PE foram decisivas no auxílio à Polícia para desarticular uma organização criminosa investigada pela suposta prática de desvio de recursos públicos do “Programa Leite de Todos”, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.