Mapa propõe reestruturação do setor leiteiro

Programa deve ser implementado nos cinco estados que representam 80% da produçãoO Ministério da Agricultura quer reestruturar o setor leiteiro por meio do projeto de melhoria da qualidade e competitividade. A implantação ocorrerá em cinco estados que representam 80% da produção brasileira. As ideias foram apresentadas hoje, durante a reunião da Câmara Setorial do Leite, em Brasília.

A produção em 2014 cresceu 5,6%, enquanto o preço recuou durante sete meses consecutivos. A melhora veio em março deste ano, mas ainda não recuperou a renda dos produtores.

• Veja também: Mapa quer incluir setor leiteiro no programa de exportações

Para o diretor da Sociedade Nacional de Agricultura, Alberto Figueiredo, falta apoio das cooperativas ao produtor.

– Ainda temos cooperativas competindo entre si e com isso prejudicando a vida do produtor, às vezes, no mesmo estado, várias cooperativas em municípios próximos, e elas não se entendem nem pela linha de coleta da matéria prima, nem tão pouco pela comercialização do produto – disse.

Durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia do Leite foram apresentadas as linhas gerais do Projeto de Melhoria da Qualidade e da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro. O programa é apontado como uma reestruturação do setor, porque tem como base a assistência técnica.

• Veja também: Setor lácteo divulga projeto de melhorias

O projeto do governo deve ser implantado a partir de agosto. Uma das metas principais é reequilibrar o mercado, ampliando as exportações para os próximos quatro anos e pular de 1% para 3% a produção brasileira.