Segundo o MP, os denunciados corromperam, adulteraram, receberam e mantiveram em depósito para vender leite destinado ao consumo humano mediante a adição de água com produtos químicos para mascarar análises. A ação fraudulenta descoberta por esta etapa da Operação Leite Compen$ado envolvia a Cooperativa de Pequenos Agricultores de Campinas do Sul (Coopasul) e a Cooperativa Tritícola de Erechim (Cotrel).
Na lista de 16 pessoas denunciadas estão Odair Melati e Delair Salete Bolis Melati (sócios de empresas de transportes); Franciel José Lazari, Ezequiel Ivan Sakrczewski, Vilmar Bonfante e Tarciano Hardt (motoristas de caminhões); Ariel Paulo Narzetti (presidente da Coopasul); Douglas Bonfante e Marcos José Baldiga (laboratoristas da Coopasul); Ediovani Gleison Demarco (responsável pela coleta de amostras na Coopasul); Arino Adalberto Adami e Angelo Antonio Paraboni Filho (responsáveis pelo recebimento das cargas na Cotrel); e Valdir Poganski, Lidia Bucior Poganski, Vilson Risson e Marizani Michelin Risson (produtores de leite). Odair Melati, Franciel José Lazari, Ezequiel Ivan Sakrczewski, Ariel Paulo Narzetti, Vilmar Bonfante e Douglas Bonfante estão presos preventivamente desde a semana passada.
A Operação Leite Compen$ado teve sua primeira fase deflagrada pela Polícia Federal e o Ministério Público em maio de 2013, e até agora resultou na denúncia de 81 pessoas e na prisão de 46, por envolvimento em esquemas de fraude na cadeia produtiva do leite.