Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Leite

Ladrões furtam novilhas e tiram a carne no interior de São Paulo

Animais da raça girolando faziam parte de projeto de pesquisa para produção de leite; instituto fala em prejuízo científico imensurável

vaca descarnada
Foto: imagem meramente ilustrativa/arquivo Canal Rural

Quatro novilhas da raça girolando foram mortas e descarnadas neste sábado, dia 22. O crime aconteceu em Nova Odessa (SP), próximo ao aeroporto de Americana, também no interior paulista. As carcaças foram abandonadas no local.

Os animais faziam parte dos programas Leite Mais e Leite A2 do Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. Na segunda, dia 17, a entidade já havia registrado boletim de ocorrência pela morte de outros dois animais.

“O prejuízo financeiro chega a R$ 30 mil e cientificamente é imensurável”, conta o pesquisador do IZ, Enilson Ribeiro. Segundo ele, as novilhas tinham 18 meses e foram produzidas por fertilização in vitro.

Os animais estavam em pasto específico, de acordo com a equipe. “As bezerras fazem parte de um rebanho que participa das pesquisas de campo de melhoramento genético em leite, pastagens e bem-estar animal”, enfatiza o pesquisador.

Ribeiro ressalta que esse tipo de ação prejudica as pesquisas que têm papel fundamental na transferência de tecnologias aos produtores. “Nosso papel é fornecer novos resultados para melhorar as condições de produção do leite e esses furtos trazem enormes prejuízos ao andamento do trabalho, além de tempo totalmente perdido para o avanço dos estudos, prejudicando análises econômicas, sociais e ambientais que envolvem toda a cadeia produtiva do leite”, afirma.

Sobre o Leite Mais

Fomenta a cadeia de produção de leite do estado de São Paulo, envolvendo o projeto do Leite A2 e o programa de Produção Animal em Sistemas Integrados (Propasi), que abrange estudos em sistemas de produção como pastagens consorciadas, integração lavoura-pecuária e silvipastoril.

Sair da versão mobile