O preço médio do leite pago ao produtor em abril atingiu R$ 2,45 por litro, representando um aumento de 5,1% em relação ao mês anterior e a sexta alta mensal consecutiva, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A valorização é atribuída à queda na produção, impactada pelo avanço da entressafra nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, pelo atraso da safra no Sul devido a condições climáticas adversas e pela redução nos investimentos no setor.
A disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores tem intensificado a alta nos preços. No entanto, a expectativa é que esse movimento perca força a partir de junho, com a recuperação gradual da oferta de leite e as dificuldades enfrentadas pelas indústrias em repassar o aumento dos custos aos consumidores.
Além disso, as importações de leite em equivalente, que cresceram 15% no primeiro quadrimestre deste ano, também exercem pressão sobre o mercado interno.