O ano de 2019 começou com ligeira alta nos preços do leite no Rio Grande do Sul. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, dia 22, pelo Conseleite, o valor de referência estimado para o produto janeiro é de R$ 1,0574, 0,15% acima do consolidado de dezembro de 2018, que fechou em R$ 1,0559.
O secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Darlan Palharini, apontou que o cenário reflete a sazonalidade do período, quando as transações de produtos geralmente estão menores em função do período de férias e recesso.
O presidente do Conseleite, Pedrinho Signori, disse que, apesar de projeções acanhadas do final de 2018, o que seu viu foi uma leve recuperação neste janeiro. “Com o calor excessivo, tivemos uma redução da produção no campo em todo o país, o que acabou refletindo na estabilidade de preços neste verão”, disse.
Entre os produtos que compõem o mix de produção do Rio Grande do Sul, o leite longa vida (UHT) teve alta de 10,9% no mês, apesar de a maior parte dos itens avaliados registrar queda, como o leite condensado (-5,4%), iogurte (-67%), queijo prato (-7,8%) e leite em pó (-3,5%).
Preço do leite tem tendência de alta nos três primeiros meses de 2019