Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço do leite deve manter queda no 2º semestre

Excesso de oferta está pressionando as cotações no mercado internacional, diz RabobankA queda nos preços internacionais do leite, iniciada no segundo trimestre, deve se prolongar ao longo da maior parte do segundo semestre, pelo fato de a oferta ter crescido muito além da demanda. A análise é de um relatório do banco holandês Rabobank. 

Fonte: Canal Rural

Segundo o estudo, após recuar marginalmente no primeiro trimestre, a produção dos principais exportadores subiu fortemente em abril, devido à melhora do clima em Nova Zelândia, Argentina e Uruguai e a remoção das cotas de produção na União Europeia (UE), em março.

• Veja também: Remuneração do produtor de leite mantém alta

Com a demanda interna destes países bem suprida, os produtores buscaram mercados internacionais para venderem. No entanto, a China diminuiu suas compras e a Rússia fechou o seu mercado. Outros países aumentaram as compras no período, mas apenas para recomposição de estoque.

A situação levou a uma queda de 20% a 30% dos preços do leite no segundo trimestre, e a expectativa do banco é que as cotações permaneçam pressionadas no segundo semestre, com a China continuando a diminuir suas importações e os outros países terminando de repor seus estoques.

Para o Rabobank, os preços devem começar a registrar recuperação ao final do ano e começo de 2016, com a diminuição da oferta coincidindo com o fim do recuo das importações chinesas. O ritmo de recuperação será afetado pela necessidade de diminuição do estoque em excesso, algo que só deve terminar no segundo trimestre do próximo ano. 

Sair da versão mobile