Após seis meses de queda o preço do leite voltou a subir no Rio Grande do Sul, segundo o Conseleite-RS. Conforme dados da entidade, o valor do litro estimado para novembro (considerando os primeiros dez dias do mês) é de R$ 0,8653, ou 4,36% acima do mês todo de outubro, que fechou em R$ 0,8292. “A valorização foi puxada pelo aumento do leite UHT, que atingiu 8,15% no mês” disse em comunicado.
De acordo com a entidade, o movimento de alta em novembro já era esperado pelo setor produtivo por causa das restrições impostas à importação de leite uruguaio e à redução da captação no campo.
O presidente do Conseleite, Alexandre Guerra, ressalta ainda que a a situação do setor é crítica, com saldo acumulado de perdas no ano tanto ao produtor quanto à indústria.
“Nos últimos dias o mercado se demonstrou mais cauteloso como reflexo da retomada das aquisições do país vizinho, o que sinaliza para estabilidade nos próximos meses. Estamos sofrendo por um mix de fatores que inclui a importação de leite, a queda de consumo devido à crise e diversas outras questões”, explicou.
Apesar disso, ele indicou também a projeção do PIB para 2018 que é positiva, o que deve recuperar o poder de consumo das famílias.