Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço do leite pago ao produtor sobe 4,7% em março

Oferta restrita provoca o maior incremento no valor desde maio de 2014

Fonte: Alcides Okubo Filho / Embrapa

Produtores receberam 4,7% mais pelo litro do leite em março, diz o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O incremento é o maior registrado desde maio de 2014 e se deveu à menor captação de leite neste mês. O preço médio recebido foi de R$ 1,0456/litro, aumento de R$ 0,047/litro em relação a fevereiro. O cálculo do Cepea considera os preços e a captação nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia.

Segundo o Cepea, a captação do leite pelos laticínios e cooperativas diminuiu em quase todo o País. A exceção foi a Bahia. De janeiro para fevereiro, houve queda de 4,6% no Índice de Captação de Leite do Cepea, que considera os mesmos estados da média Brasil. Rio Grande do Sul e Minas Gerais registraram as maiores quedas, de 8,04% e de 7,59%. Já a Bahia, favorecida pelo maior volume de chuvas, teve aumento de 10,4% na captação.

A avaliação é de que a queda da produção ocorreu devido ao início da entressafra e aos altos custos de produção, puxados especialmente pelo milho, usado na ração. A menor oferta de matéria-prima, por sua vez, elevou a competição entre as indústrias e reforçou a valorização do leite.

Ainda de acordo com a pesquisa, a atual crise econômica pode reduzir os investimentos e, consequentemente, influenciar novas quedas na produção de leite. Para abril, a expectativa é de que os preços do leite sigam em alta, ainda impulsionados pela oferta restrita de matéria-prima.

  

Sair da versão mobile