As cotações do leite longa vida voltaram a cair na indústria em fevereiro, depois de um cenário mais firme em janeiro. O recuo foi de 1,4% na primeira quinzena deste mês, em relação à quinzena anterior.
Outros produtos, como o leite em pó e o queijo muçarela também registraram quedas nos preços, de 0,7% e 1,1%, respectivamente.
Na contramão desse cenário, os preços do creme de leite, do iogurte natural e da manteiga subiram no atacado na primeira quinzena de fevereiro, segundo a Scot Consultoria. Em média, as altas foram de 3,3%, 2,5% e 1,7%, respectivamente, na comparação com o fechamento de janeiro deste ano.
De forma geral, o consumo interno ainda não retomou a força, o que mantém a pressão no atacado e no varejo, mesmo em um cenário de produção de leite diminuindo nas principais bacias leiteiras neste momento.
A expectativa é de uma maior movimentação nas próximas quinzenas no mercado atacadista, em função do abastecimento por parte dos varejistas.
Com relação aos preços dos lácteos, espera-se um cenário mais firme em curto prazo, com a demanda melhorando após o Carnaval e a queda mais acentuada na produção de leite em médio prazo.