Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CEPEA

Preços do leite cru indicam queda após período de altas consecutivas

O comportamento incomum dos preços em 2023 se deve à safra pouco expressiva, o que resultou em oferta limitada e, consequentemente, valorização das cotações

https://youtube.com/watch?v=LfRGnH3K3sA+

Depois de um período de altas consecutivas nos primeiros quatro meses do ano, os preços do leite cru sinalizam uma queda. O comportamento incomum dos preços em 2023 se deve à safra pouco expressiva, o que resultou em oferta limitada e, consequentemente, valorização das cotações. No acumulado do ano, os preços subiram 11,8%, atingindo R$ 2,8961 por litro em abril, o que representa um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando a correção pela inflação.

No entanto, a tendência de alta dos preços deve se encerrar no terceiro quadrimestre, o que é incomum para o setor, uma vez que historicamente esse período é marcado por elevação das cotações devido à queda sazonal na produção.

Em maio, os preços sofreram uma queda devido à pressão dos produtos importados e ao fraco consumo interno. Segundo relatos de colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a concorrência entre os laticínios na venda de derivados para os canais de distribuição aumentou significativamente nesse período.

As importações de lácteos tiveram um aumento de 43% em maio, em comparação ao mês anterior, totalizando 208,8 milhões de litros em equivalente leite. Esse volume é três vezes maior do que o adquirido em maio de 2022. No acumulado do ano, as compras externas somam quase 878 milhões de litros, um aumento de 213,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, o custo operacional efetivo da pecuária leiteira registrou uma queda de 2,31% entre abril e maio, considerando a média dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Esse movimento foi impulsionado pela desvalorização de alguns dos principais insumos que influenciam os custos de produção, como concentrados, adubos e corretivos.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile