Depois da estabilidade no pagamento pago ao produtor em janeiro (produção de dezembro de 2016), os preços do leite ao produtor subiram em fevereiro, pagamento referente a produção de janeiro 2017.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$ 1,111 por litro, sem o frete. Este valor está 13,1% acima da média do mesmo período do ano passado.
Com a produção em queda nas principais regiões produtoras do país, aumentou a concorrência entre os laticínios pela captação da matéria prima (leite cru). O pico, considerando a média nacional, foi em dezembro de 2016, Os últimos dois meses foram de queda na produção. Também houve alta de preços do leite no mercado spot, o que corrobora com o cenário de menor disponibilidade de leite.
Com relação à demanda, houve maior movimentação para recomposição dos estoques de lácteos por parte do varejo após o período de férias e festas. Em janeiro, a produção média brasileira diminuiu 1,5% na comparação com dezembro de 2016. Jà em fevereiro, dados parciais apontam para uma queda de 2,6% no volume de leite produzido no país, com forte peso da região Sul, além de Sudeste e Centro-Oeste.
Para o pagamento a ser realizado em meados de março, que se refere à produção de fevereiro, 50% dos laticínios pesquisados acreditam em alta do leite ao produtor. Outros 45% falam em manutenção e os 5% restantes acreditam em queda nos preços do leite (todos na região Nordeste).