Leite

Queijo: produtores de Sergipe escoam produção em feiras livres

A produção é uma atividade importante para o estado e estava enfrentando problemas por conta da pandemia do novo coronavírus

feira livre, feirante, queijo
Venda de queijo artesanal encontrava dificuldade de escoamento em meio à pandemia. Foto: CNA Brasil

O retorno das feiras livres está ajudando produtores de queijo de Sergipe a escoar a produção durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a presidente da Associação Sertaneja dos Queijeiros, Joseane Costa, a medida é importante principalmente para os pequenos produtores que trabalham nelas.

A associação tem 24 produtores de queijo que comercializam em feiras livres e vivem apenas da atividade. “Nosso meio de vender é a feira livre. Eu estava parado sem elas. Pegava uns 150 quilos [antes da pandemia] e agora no retorno peguei 50 quilos. A expectativa é que possa melhorar”, afirma o feirante Tiago Souza.

Feiras livres

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) entregou a todos os prefeitos uma carta aberta pedindo a reabertura das feiras para que os produtos da cadeia leiteira possam ser escoados.

“Também enviamos o guia das feiras livres, produzido pela CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil], com todas as orientações necessárias para a realização das feiras com segurança”, ressalta Ivan Sobral, presidente da Faese.