Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Leite

Produtor de leite do RS ganha ferramenta que ajuda na tomada de decisões

O Observatório do Leite cruza dados de consumo, manejo e produção de órgãos estaduais e federais. O acesso à plataforma é livre

leite
Foto: Pixabay

O Rio Grande do Sul lançou na semana passada o Observatório do Leite. Nesta ferramenta inédita no país e de acesso livre, o pecuarista encontra informações sobre a cadeia leiteira, como produção, manejo e consumo.

O investimento R$ 299 mil para sua criação veio do Fundoleite, formado por empresas e cooperativas de laticínios. Em convênio com Instituto Gaúcho do Leite (IGL), foi contratada uma empresa para buscar os dados com as entidades e organizá-los.

As informações foram fornecidas pelo Ministério da Agricultura, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Federação da Agricultura do estado (Farsul), Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do RS (Conseleite) e Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul (SEAPDR).

Com os dados organizados em uma plataforma, o presidente do IGL, Joel da Silva, acredita que ficará mais fácil planejar ações de desenvolvimento e políticas públicas para o setor.

Para o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), a iniciativa é importante. “É mais uma ferramenta que o setor pode usar na tomada de decisões”, avalia o presidente Alexandre Guerra.

Sair da versão mobile