Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Scot aponta segundo mês de alta no preço do leite ao produtor

Na comparação com março de 2016, produtor está recendo 12,6% mais em valores nominais 

Fonte: Reprodução/Canal Rurral

Março terminou como o segundo mês de aumento consecutivo no preço do leite pago ao produtor. A média dos 18 estados pesquisados pela Scot Consultoria ficou em R$ 1,135 por litro, sem o frete, no pagamento de mês, referente à produção de fevereiro. A alta foi de 2,2% frente aos preços anteriores.

Na comparação com março do ano passado, o produtor está recendo 12,6% mais em valores nominais ou 6,9% mais, já descontando a inflação (IGP-DI).

A produção de leite em queda segue dando sustentação aos preços no mercado brasileiro. Segundo o Índice Scot de Captação de Leite, a produção média brasileira caiu 4,5% em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano. Para março, os dados parciais apontam nova queda de 1,2% na captação, em relação a fevereiro. 

Para o próximo pagamento, a expectativa é de alta para o produtor, no entanto, fatores como as importações em alta, a demanda fraca, além do aumento da produção no Sul do país a partir de abril e maio, merecem atenção. Esses fatores, juntos, podem limitar os aumentos do leite.

Custos mais amenos

So os preços recebidos pelo produtor aumentaram, as custos de produção caíram em março. A Scot aponta recuo de 2,6% em relação ao mês anterior. A maior redução foi no setor de combustíveis/lubrificantes, alimentos concentrados energéticos e proteicos e suplementos minerais. Juntos, eles reduziram o custo da atividade em 1,2%. 

A queda nos custos de produção somada as altas no preço do leite ao produtor melhoram a margem da atividade leiteira no país. 

Sair da versão mobile