A informação foi dada nesta quarta, dia 11, pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). A medida vai permitir que o órgão amplie a fiscalização sanitária, além de agilizar a emissão da guia pelos pecuaristas.
O processo inclui a autorização para animais cuja carne será exportada para a União Europeia (UE), bem como para o chamado Modelo B, documento no qual o pecuarista declara não utilizar alimentos de origem animal para alimentação de bovinos, obrigatório para a exportação a outros países.
Até agora, a GTA online era emitida apenas em escritórios do Indea. Segundo a diretora-técnica do Indea, Daniella Soares de Almeida Bueno, além de agilizar a emissão das guias pelos pecuaristas, principalmente nos finais de semana e em feriados, quando os escritórios estão fechados.
– A medida vai desafogar o atendimento e permitirá ao órgão ampliar a fiscalização sanitária – disse Daniella.
Entre janeiro e novembro ano passado, das 655.917 GTAs emitidas no Estado para o trânsito de bovinos 256.582 foram de animais para o abate e estariam enquadrados no novo processo completo de emissão da guia. Segundo Daniella, o processo de emissão online de GTAs deverá ser ampliado para negociações feitas entre dois pecuaristas.
– Para o trânsito de animais entre estados, ou mesmo para eventos com aglomeração de bovinos, o processo será mais complicado, pois é necessária a comprovação de vacinações e a realização de exames para detectar doenças – completa a diretora-técnica do órgão.