Pecuária

Lula confirma deputado André de Paula (PSD-PE) como ministro da Pesca

O deputado André de Paula, que é formado em Direito, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (29), que o deputado federal André de Paula (PSD-PE) será o ministro da Pesca.

A pasta foi entregue após um acordo que entregou a PSD, União Brasil e MDB três ministérios cada, como forma de melhorar a governabilidade a partir do ano que vem.

André de Paula foi uma indicação da bancada do PSD na Câmara, que tem 42 deputados, um número considerado expressivo e fundamental para Lula aprovar os projetos de interesse do Executivo.

Além da Pesca, o PSD vai controlar o Ministério de Minas e Energia, com o senador Alexandre Silveira (MG), e o Ministério da Agricultura, com o senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

A cúpula do PSD e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tentaram emplacar o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) no Ministério do Turismo, mas o nome dele foi vetado no PT pelas acusações, arquivadas pela Justiça, de violência doméstica contra sua ex-mulher.

André de Paula

Pernambucano, o novo ministro foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 1998, mas se licenciou do cargo para assumir a secretaria Estadual de Produção Rural e Reforma Agrária de Pernambuco durante o governo de Jarbas Vasconcelos.

Durante sua vida pública, o deputado, que é formado em Direito, também presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Em 2016, o deputado votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Neste ano, André de Paula perdeu a queda de braço com Teresa Leitão (PT) para ser candidato ao Senado na chapa do PT em Pernambuco, que apoiou Danilo Cabral (PSB )ao governo, e foi candidato ao cargo na chapa de Marília Arraes (SD). André, no entanto, acabou perdendo a eleição para o Senado para Teresa.