De acordo com o ministro da Agricultura, Lula também cobrou criatividade dos técnicos do governo para melhorar a imagem da carne brasileira no mercado internacional e aumentar as exportações.
? Nós temos concorrentes. Os concorrentes em geral não falam bem dos seus concorrentes. Nós temos a tradicional oposição dos irlandeses e de alguns produtores da carne europeus Mas isto está sendo tratado. Vamos mostrar que o Brasil é quem tem o melhor e mais verde de todos os bois. Por que é um boi que tem quatro meses de amamentação e o resto do tempo ele passa na pastagem. A qualidade de vida dos nossos animais é excelente ? declarou ministro Rossi.
Rossi citou como exemplo os irlandeses, que têm feito oposição ao ingresso na Europa da carne brasileira. Ele se referia ao fato de que os produtores de carne europeus, notadamente os da Irlanda, estão pressionando grandemente para que o mercado seja fechado ao produto brasileiro, que, de acordo com o governo brasileiro, além da qualidade, apresenta excelentes preços em comparação com os produtores de lá. Como os europeus não podem impor tarifas de importação, por violar acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), buscam, então, fechar as portas através de barreiras fitossanitárias.
A proibição da União Europeia em autorizar a entrada da carne bovina brasileira, em um mercado que absorve quase 30% das exportações brasileiras, foi uma notícia preocupante para o setor do agronegócio. Ao criticar a carne brasileira, os europeus alegam descaso do governo brasileiro para com a propagação da febre aftosa, em vários Estados produtores. Apesar de terem sido certificadas mais de três mil propriedades brasileiras, com imunização do gado, a União Europeia somente reconhece cerca de 300, ou 10% do total.
Além dos problemas na Europa e com as restrições que a Rússia impôs à importação da carne brasileira, o Brasil está enfrentando barreiras também nos Estados Unidos. Em maio, os norte-americanos rejeitaram um embarque de carne bovina do Brasil, alegando que haviam detectado níveis elevados de um medicamento antiparasitário no produto.
O Brasil está na expectativa de que possa retomar os embarques de carne para os EUA. A medida foi definida até que os dois países cheguem a um acordo sobre o exame utilizado na análise dos produtos que têm a carne como matéria prima. A suspensão das exportações é temporária, mas não tem prazo para encerrar.