As ações de educação sanitária serão realizadas durante dias de campo nos assentamentos de Santa Maria da Vitória, Santana e Bom Jesus da Lapa nos dias 14, 15, 16 e 17. Juntos, os assentamentos totalizam um rebanho bovino de 10 mil cabeças.
Controle da raiva dos herbívoros, sanidade avícola, brucelose, tuberculose, febre aftosa, anemia infecciosa eqüina (AIE) e o uso correto de agrotóxicos serão alguns dos assuntos abordados. Também será apresentada a peça teatral “Carne e Leite com Qualidade”, que tem por objetivo transmitir, de forma lúdica, a importância do consumo de carne e leite inspecionados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Segundo o diretor geral da Adab, Altair Santana, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), a educação sanitária vai conscientizar a população rural dos assentamentos nos diversos temas da defesa sanitária animal, facilitando as ações de prevenção, controle ou erradicação de doenças e de saúde pública.
? Isto facilitará, inclusive, o combate à produção, transporte e comércio de produtos de origem animal clandestinos ? afirma Santana.
De acordo com demanda dos produtores é necessário conter focos de anemia infecciosa eqüina identificada na região. A doença é altamente transmissível, sem cura e pode levar os eqüídeos a óbito.
A ação será realizada pela coordenadoria da Adab de Santa Maria da Vitória, que possui ao todo 13 unidades descentralizadas, entre gerências regionais e escritórios locais distribuídas no Estado.