Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Há mais de 50 anos no Brasil, quarto de milha apresenta evolução genética

Disputas são a amostra, para criadores e competidores, da qualificação da raçaEventos como o Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, em Avaré (SP), são uma amostra da evolução genética apresentada pelo plantel brasileiro.

– O Campeonato Nacional e as outras provas promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) são as grandes amostras para os criadores, competidores e novos criadores de toda qualidade da genética  que vem evoluindo e vem mostrando nas pistas – diz o criador Beto Abdalla.

Em 1955, a companhia Swift- King Ranch importou seis animais dos Estados Unidos. Vieram da famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda americana. A partir daí  diversos criadores e empresários se encantaram com a raça. Aos poucos foram descobrindo as habilidades do quarto de milha.  Jeffersson Abbud é criador há 32 anos e lembra o início das primeiras provas funcionais no Brasil.

– Era uma raça relativamente nova para o conhecimento. Não havia a especialização nos pedigrees, o mesmo cavalo que era usado para correr poderia ser usado para o laço ou para apartação – declara Abbud

Depois de 56 anos da chegada dos primeiros cavalos da raça quarto de milha no Brasil, o plantel brasileiro cresceu bastante. Já passa dos 350 mil animais registrados pela ABQM. O número de criadores também aumentou. Já são 61 mil espalhados por diversos Estados.

A grande evolução veio através da especialização dos animais, com uma linhagem especifica para cada modalidade. No 34° Campeonato Nacional da Raça estão sendo disputadas 15 provas diferentes. Não basta apenas ser um bom animal de trabalho, é também preciso ser o melhor na sua modalidade. Gilson Vendrame é treinador e competidor. Para ele a versatilidade da raça ajuda a chamar novos criadores.

– Para quem gosta de gado, esse é o cavalo perfeito para trabalhar com isso. Ele consegue fazer tudo com as linhagens pré-definidas. A gente tem que pensar sempre para frente. Os garanhões que começaram lá atrás são maravilhosos, mas os que estão vindos agora são aquém a raça.

Sair da versão mobile