Mapa se reúne com governador de Minas Gerais para discutir situação dos produtores de queijo artesanal

Ministério da Agricultura e Secretaria de Agricultura do Estado vão construir pauta conjunta para impulsionar produção agrícola da regiãoO secretário-executivo que responde interinamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, esteve nessa quinta, dia 17, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e com os secretários de Agricultura e de Transporte e Obras Públicas do Estado.

Por solicitação do ministro Mendes Ribeiro Filho, que retorna ao trabalho na próxima segunda, dia 21, ficou acertado que o secretário-executivo do Mapa e o secretário de Agricultura de Minas Gerais vão construir uma pauta conjunta para impulsionar ainda mais a produção agrícola da região. De acordo com o ministro interino, Mendes Ribeiro Filho está dando prioridade ao diálogo com as diferentes regiões do país. Segundo Vaz, o ministro pretende anunciar até o final do ano uma solução para a situação dos produtores mineiros de queijo artesanal.

De acordo com Anastasia, 75% da população mineira vive no interior, o que faz de Minas Gerais um Estado fundamentalmente agrícola.

? A agricultura, para nós, é uma vitamina permanente, pois gera renda no interior. Queria que o Mapa tomasse Minas como um verdadeiro laboratório de políticas públicas ? disse o governador.

O ministro interino também conversou diretamente com lideranças rurais na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e ouviu as demandas de setores como café, pecuária e cooperativas de crédito.

? O futuro da Agricultura está no fortalecimento das cooperativas e o ministro vê nas cooperativas de crédito um caminho mais direto de atendimento ao produtor ? afirmou José Carlos Vaz.