A contenção bovina foi criada com intuito de oferecer segurança aos animais e aos humanos envolvidos em manejos realizados com o gado.
A imobilização que restringe movimentos de forma segura, garante a realização de procedimentos.
Durante o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado em São Paulo (SP) de 25 a 26 de outubro, será lançado um novo conceito para denominar a estrutura.
O becksafe chega para substituir os termos “tronco” e “brete” e será apresentado pela empresa paranaense Beckhauser.
O novo conceito reflete o trabalho pelo bem-estar animal e humano e pela sustentabilidade e foca no ritmo da atuação da empresa no segmento pecuário no Brasil e sua expansão internacional.
“Há anos discutimos essa questão, e é um incômodo grande a percepção de que a nomenclatura não traduz o que fazemos. Ao contrário, traz uma raiz de instrumentos de agressão, pois “tronco” era um palanque onde os animais eram amarrados e derrubados para os manejos, assim como “brete”, segundo dicionário, significa armadilha. E o que entregamos é justamente o oposto: uma ferramenta valiosa para a segurança das pessoas e dos animais e melhor produtividade do manejo, nesse espaço onde homem e animal estão mais próximos”, conta a CEO da companhia, Mariana Beckheuser.
Desde a década de 1990, a empresa busca mudar o conceito de contenção bovina no Brasil. “Os equipamentos mudaram de formato, ganharam novas versões com mais conforto para o animal, ergonomia e praticidade para as pessoas, cuidados em cada detalhe para a segurança e a produtividade no manejo. Mudaram até de material, num movimento com a introdução do aço nas estruturas e que culminou com a saída definitiva da madeira – material original dos troncos de contenção tradicionais – desde 2016, substituída por polímero e materiais reciclados”, detalha.
O becksafe abrange a segurança com que são tratados os animais, os profissionais e a preocupação meio ambiente, ligado a preocupação com uma produção consciente e o fomento à pecuária sustentável.
“Entendemos que o que nos propomos a fazer e o que somos como marca hoje vai além do boi. Falamos do cuidado com pessoas, do impacto que geramos no planeta e do fomento à pecuária sustentável. A nova marca reconhece e integra tudo isso, criando espaço para novos passos para o futuro”, salienta.
A mudança da marca desencadeará outras alterações na linha de produtos da empresa, numa sequência planejada para ocorrer ao longo do próximo semestre.