A Marfrig anunciou nesta terça-feira, 6, um acordo com a trading americana Archer Daniels Midland Company (ADM) para produzir e comercializar produtos à base de proteína vegetal no Brasil.
“Juntas, Marfrig e ADM produzirão um hambúrguer 100% vegetal com sabor e textura similares aos da carne. Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, disse Eduardo Miron, CEO da Marfrig.
- Comendo churrasco de unicórnios: o mundo da carne sintética
- Carne vegetal e produção de alimentos em laboratório são principais tendências de mercado
De acordo com as empresas, a ADM será responsável pelo fornecimento da principal matéria-prima utilizada no processo. A Marfrig, por sua vez, produzirá, distribuirá e venderá os produtos para food service e varejo.
A produção do hambúrguer vegetal será iniciada na unidade da Marfrig em Várzea Grande (MT). Parte da base vegetal sairá diretamente da fábrica da ADM, em Campo Grande (MS), para a planta do frigorífico.
A expectativa é que os primeiros hambúrgueres vegetais sejam produzidos ainda este ano e, posteriormente, destinados à exportação. A empresa lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal.