Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Mato Grosso busca formas de prevenção da salmonella em peixes nativos

Estudo realizado pela UFMT e Sedec visa evitar a doença, fortalecer a segurança alimentar e alcançar a exportação in natura de peixes

Formas de prevenção e controle da Salmonella spp. nos peixes nativos de Mato Grosso. Esse é o intuito do projeto de pesquisa conjunto entre a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O estudo, lançado nesta terça-feira (7), terá a duração de 36 meses e será realizado, principalmente, em pisciculturas e frigoríficos, através de análise da bactéria no peixe.

Práticas de manejo de peixes também serão analisadas

Conforme a Sedec e a UFMT, também serão analisadas a ração, água e práticas de manejo, com o objetivo de evitar a doença, visando fortalecer a segurança alimentar e alcançar a exportação in natura dos peixes no estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda, destaca que o estudo não existiria sem o apoio da UFMT.

“Não existe desenvolvimento econômico sem pesquisa, sem o apoio da academia. A UFMT é uma instituição de prestígio na sociedade, e iremos atuar em parceria para que possamos dar segurança sanitária ao consumidor e ao comércio da piscicultura no Estado”, destacou o secretário.

O reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares, frisa que a ação é relevante e soma ao setor produtivo na área da agricultura e pecuária

“Esse projeto é relevante, pois estuda a Salmonella ssp., uma bactéria que pode acometer os peixes, principalmente os cultivados em tanques, e consequentemente trazer problemas à saúde do homem e afetar toda uma cadeia”, disse o reitor.

 

Editado por: Alexia Oliveira, de Cuiabá (MT)

*Sob supervisão de Viviane Petroli

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile